Sobre o Projeto TuriViva +

O projeto Turismo Sénior: Rotas de Bem-Estar e Vivências Locais em Ecossistema Insular - TURIVIVA+, tem como objetivo conhecer o grau de satisfação, o bem-estar global, as experiências emocionais positivas e o envolvimento dos turistas com o ecossistema insular da ilha de São Miguel. Pretende-se também testar o modelo PERMA (emoções positivas, envolvimento, relações positivas, significado e realização pessoal) numa amostra de turistas seniores (55 ou mais anos).

Através do projeto TU Sénior 55+, foi expressivo a existência de três clusters de turistas seniores quanto às suas motivações para realizar uma viagem: i) conhecimento e enriquecimento pessoal; ii) sociabilidade e divertimento; e iii) exploração de identidade e procura de bem-estar. Neste sentido, o TURIVIVA+, ambiciona a recolha de narrativas de tradições e experiências/relações com os lugares mais emblemáticos da ilha de São Miguel através de pessoas com mais de 65 anos. Através da criação de uma rota turística pela ilha de São Miguel, os turistas seniores poderão conhecer melhor o local que visita e as histórias/memórias associadas a esse local.

O desenvolvimento de uma APP para a recolha de dados sobre o património natural e cultural nos diferentes municípios de realidade aumentada irá proporcionar aos turistas experiências únicas sobre o local de interesse. Por meio de tecnologia inovadora (Realidade Aumentada), a rota turística apresenta 20 (vinte) pontos de elevado interesse dispersos pelos seis concelhos da ilha de São Miguel (Nordeste, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Ponta Delgada, Lagoa), divulgando as memórias do povo “micaelense”.